terça-feira, 24 de maio de 2011

Um Século de Pessimismo


O século XX foi marcado, pelas piores e mais cruéis tragédias que a humanidade viveu, a lista é um cipoal de dores, o massacre de milhares de armênios pelos turcos otomanos; o nazi-fascismo e o genocídio de judeus, ciganos e russos; o marxismo nas suas mais diferentes facetas, o stalinismo, sedento de sangue pôs fim a vida de milhões de russos para dar vazão a planos e agendas de um governo pseudo revolucionário e seus congêneres pelo mundo, como o Camboja de Pol Pot e seu ódio pela vida e pela inteligência; as guerras fratricidas de independência na África; e as ditaduras latino-americanas, que tiveram na Argentina seu ápice, com o assassinato de milhares e o seqüestro dos filhos dos assassinados pelos seus algozes; e hoje na costa Atlântica da África a barbárie se inova, com milhares de crianças sendo arregimentadas e transformadas em assassinos para fazer parte de exércitos na Guiné, na Costa do Marfim, na Libéria.
Estes eventos do século passado contam as vítimas aos milhões, e  deveriam ceifar a confiança de qualquer ser humano na vida, no amanhã, diria que o século XX é o século da desesperança, pensadores importantes como  Theodor Adorno,  Max Horkheimer, Walter Benjamin, Jean Paul Sartre, Hannah Arendt e Albert Camus se esforçaram em mostrar como éramos sujeitos de um tempo sombrio e com severas conotações de decadência.
Um olhar por menos apurado que seja sobre estes tempos sombrios, não conseguiriam ser menos pessimistas com o que poderia estar por vir para os homens, os estados e a própria ciência. Até hoje me deparo com estes pensadores e outros do século passado e por mais eu os admire e me sinta envolvido, e reflita sobre as mais diferentes implicações de seu pensamento, não consigo nem me sentir e ser um pessimista, assim como percebo que o século XXI se deixou tomar por outras formas de pessimismo.
Vivemos hoje acercados pela “certeza, a convicção,” de que o futuro será pior, não pela barbárie ou pela crise na política ou no estado nacional, mas sim porque a natureza se porá contra nós em breve, logo ali á frente. Adianto que não sou um incrédulo da causa verde e do meio ambiente, pelo contrário creio na maioria das ameaças elencadas pelos cientistas e por parte da sociedade civil. A questão é a curiosidade acerca do pessimismo que tomou conta de parcelas das sociedades industriais e ocidentais sobre o nosso futuro. Como não temos mais:  grandes guerras, ou estados tirânicos em profusão, até Cuba parece cada dia mais com um enredo hollywoodiano  sobre uma ilha conhecida, mas governada por velhinhos rabugentos, do que uma realidade de fato, é preciso achar que encontrarmos um bode expiatório para o nosso desejo pessimista.
E nosso desejo se aprofunda em ver a natureza se degradando, quando em verdade acredito que falte a nós retomar os grandes pensadores do século passado e, se indagar se o maior risco somos nós mesmos, a nossa desumanidade desmedida e cada vez mais cruento e irrefletida sobre o que somos e por que existimos, no século do pessimismo passamos ao largo da nossa mais fina crença, e destituímos a igreja de importância, para pareceremos mais livres e civilizados, e assim nos fizemos piores do nunca havíamos sido em qualquer tempo, por nos faltar um guia com a estatura de  João XXIII, que em  pleno século dos pessimistas, dos bárbaros fardados, ou de ternos bem cortados,  ou em túnicas acadêmicas nos re-apresentou o valor de ser cristão e ter como fim último, em tudo que faz apenas e tão somente o bem.

Um comentário:

  1. de bode expiatório, ja foi, basta realmente esperar pelo pior, e por alguns pensamentos Gnósticos, esta humanidade ja está perdida, pois a política ja esta morta, eu pelo menos não boto fé... e o respeito e a moral que igreja possuia, já não possui mais, pois era ela quem controlava a sociedade.
    Acredito eu que um jeito de controlar a sociedade deva ser baseado no medo, pois se não tiver alguem controlando ela, sabe la o que ela pode fazer. um jeito de controlar as pessoas pelo medo é como a igreja fazia, se não seguir as doutrinas, sofrerás eternamente.
    ;D
    a propósito, usa seu nome na escola pra divulgar o blog, porque ruim ele não é.
    e se achar meu comentario incoerente me avise (eu to achando ele um pouco assim hihihi)

    ResponderExcluir