quinta-feira, 24 de novembro de 2011

UM MUNDO DE ESPERANÇA



Um grande amigo me confessou, dias atrás, que dará uma guinada em sua vida, que mudará radicalmente o modo e a maneira como vive, como amigo me coube apenas apoiar, estender a mão e dizer que poderia contar comigo para tudo que precisasse.
Perto dos cinqüenta anos não é fácil impor mudanças profundas na vida, esta é idade deste meu amigo, assim como a minha idade, fiquei tentando encontrar palavras e força para estimulá-lo, para não fazer parecer que ele, depois de uma vida inteira dedicado a uma causa, virasse as costas a tudo e possa ser tomado por louco ou inconseqüente.
Refletindo me veio Nelson Mandela, fiquei imaginando um homem negro de mais de quarenta anos, condenado e preso a prisão perpétua em um país racista. Este homem saiu da cadeia com mais de setenta anos, e reinventou seu país sustentado em uma única convicção, a esperança.
Os céticos, os fracos e os pessimistas acabariam por sucumbir depois de quase trinta anos de cadeia, uma idade avançada e um mundo infinito de problemas pela frente, porém um homem tomado de esperança é capaz de recompor a realidade dentro de si, a limitação física pela idade, a tristeza por tantos anos de confinamento e as tantas batalhas a serem travadas para fazer o mínimo parecem barreiras intransponíveis, errado. O motor de tudo residiu na firme esperança de que tudo é possível quando assim se quer.
Quanta esperança pode haver dentro de nós? A esperança é do tamanho da nossa alma, quão maior ela é maior será nossa esperança. A alma de homens assim, é imensa, pois nela não cabe rancor ou hipocrisia, ressentimento ou vingança, quanto maior a alma maior a condescendência com o humano, a tolerância pelo amor e não pela conveniência oportunista.
Decididamente  eu não sei o que o futuro nos reserva, desconheço o que será de nós, e em especial deste querido amigo, mas creio profundamente que tomado da esperança de fazer algo melhor é possível mover o futuro em prol das nossas convicções e desejos. Uma alma grande, em um grande homem faz tudo parecer e ser pequeno diante do desafio cotidiano que é viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário