quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eleições, educação e demagogia

Em todas as eleições é sempre a mesma coisa, não há um único candidato, a qualquer cargo que não seja um defensor da educação, em especial nos cargos majoritários, isto é o dizer de todos. Curioso é saber que o modelo educacional brasileiro é um caos, é ruim, muito ruim, e todos sabem disto. Na prática é uma escola feita de remendos e acertos de ocasião. E o que nós fazemos a respeito, pouco, muito pouco, em verdade creio que o nosso nível de tolerância é altíssimo, na mesma medida que somos coniventes com a elite política.
É possível que boa parte destes demagogos seja eleita e perpetue a sua vocação demagógica, falando de educação e fazendo "trem bala", é simples assim, o poder político elege um discurso, a educação, e coloca o dinheiro em outro lugar, mais visível ao eleitor e de rápido efeito publicitário.
Creio que unica maneira de se fazer algo diferente seja a constituição de câmaras de educação em municípios e estados de forma a se poder intervir diretamente na política educacional do estado. Estas câmaras deveriam ser permanentes, publicas e deliberativas.
Um segundo caminho é constituir uma carreira para o magistério público, é risível a vida dos professores nas escolas, a disparidade absurda dos salários e a falta de perspectiva de ganhos dignos afastam todos os dias os professores da sala de aula, um exemplo, 46% dos professores em sala de aula no estado de São Paulo, o mais rico do país, são temporários, os titulares ou se licenciaram, ou simplesmente não há professor disposto a trabalhar pelo que se deseja pagar.
Dante Donatelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário