terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sete anos de tormento

As últimas pesquisas divulgadas revelam um quadro inalterado nos últimos anos, o brasileiro passa em média apenas 7 anos na escola. O representa este número? Se pensarmos que o mínimo de anos para uma escolaridade razoável são de 14(!) anos, é desesperador imaginarmos que a maioria dos brasileiros fica metade deste tempo estudando. Algumas perguntas são pertinentes e cabíveis: 1- Por quê se passa tão pouco tempo na escola brasileira? 2- O que estas crianças e jovens fazem ao abandonar a escola, vão trabalhar? 3- Que papel, ou onde estão os país destes jovens que ficam fora da escola? 
Responder estas perguntas é poder enfrentar uma realidade, e ao mesmo tempo pode explicar boa parte das nossas mazelas sociais, não tenho eu a pretensão de responder estas questões aqui, mas seria de bom grado poder ouvir dos atuais candidatos a governador e presidente o esperam fazer a respeito, fato é que ouço todos os dias no horário eleitoral ao menos aqui em São Paulo a ladainha da escola em tempo integral, como pedra de toque para resolver os problemas da escola. Coloco uma questão: não seria a qualidade da escola o problema primeiro a ser atacado? E quando falamos em qualidade falamos em discutir coisas como, currículo escolar, metodologia de ensino, material didático, remuneração e formação de professores?
Se não for feito nada rapidamente acredito que os analfabetos funcionais, os sem-escola, que hoje criamos aos milhares, aos milhões, acabem por aprofundar a minha certeza de que o futuro não pertence a nós, mas sim a barbárie, ou alguém tem dúvidas de que esta massa, desprovida de educação, cedo ou tarde se voltará contra a sociedade e cobrará o preço da sua exclusão?

Um comentário:

  1. Sempre bom. Sempre reflexivo. Sempre genial. Sinto saudades de suas discussões e provocações. Não pare de escrever. Visito seu blog diariamente esperando por mais...Bjs. Pri Malanconi

    ResponderExcluir