quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A escola hoje é melhor

Desde que consiga recordar, sempre o senso comum afirmava que a escola do passado era sim uma boa, aquela escola em que estudei e todos aqueles que tem mais de 40 anos como eu, mas o que tipo de escola era esta que os saudosistas sempre relembram, e toda vez que se deseja lembrar como a escola, os professores e os alunos eram tão melhores que os hoje.
Ora esta escola dos anos 1960, 1970 era um lugar chato, burocrático, profundamente autoritário e revestido de uma arrogância insuportável, de professores e diretores. Antes que digam que é exagero, vale lembrar que esta era uma escola pública, porém elitista, branca, alva e pequeno burguesa, assim como seus professores e seus diretores. A ordem, o silêncio, a devoção ao professor que escondia o medo, medo de ser posto contra a parede, ser humilhado por palavras duríssimas. E eu vivi isto tudo na minha escola.
A escola hoje tem um sem fim de problemas abomináveis, mas pensar que o passado era melhor, ledo engano, uma escola para ser boa precisa de muitas coisas, e aquela que estudei não tinha muitas qualidades, e dentre todas que faltavam eu ressaltaria a sua condição aborrecida, sim a escola era um lugar de adultos, para adultos em miniatura, nós os alunos, eu deseja apenas ser criança, e isto decididamente a escola não me permitia.
Hoje é fundamental tornar a escola algo infinitamente melhor, mas se não soubermos dar evidência aquilo que há de bom hoje, e existe muita coisa, corremos o risco de fazermos uma escola pior do que antiga e mais ruim do que hoje.

Um comentário:

  1. Algo de bom que existe hoje na escola, é o espaço para a diversidade cultural. Só que os professores precisam estudar mais, muito mais!

    ResponderExcluir